Seguidores

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Entrevista a Ilídio Serôdio na rádio TSF sobre o World Economic Forum


A opinião de Ilídio de Ayala Serôdio, Presidente do grupo Profabril, sobre a conjuntura económica actual, seguida de conferência de imprensa do Forum Económico Mundial.

Entrevista na TSF sobre o World Economic Forum, 8 de Outubro 2008.

Clique no link:

*
TSF Economia:
*
Ilídio Serôdio, vice-presidente Fórum Económico Mundial, apresenta o nome dos países que ultrapassaram Portugal
Ilídio Serôdio indica as áreas em que Portugal se distinguiu pela positiva e pela negativa

"Apesar da queda de três lugares registada entre 2007 e 2008 e de acompanhar a tendência europeia, que sofre de estagnação global, Portugal apresenta uma média de 4,5 valores, numa escala de 1 a 7.
Neste relatório, Portugal foi ultrapassado por dois países cujas economias têm vindo a crescer, nomeadamente China e Arábia Saudita, e por um estreante, o Brunei, disse o vice-presidente Fórum Económico Mundial.
No entanto, acrescentou Ilídio Serôdio, «perante as circunstâncias, não é tão mau como parece, mas podia ser melhor».
O responsável adiantou que, entre os 12 pilares analisados, a saúde e a educação primária «estão muito bem classificadas comparativamente a outros países».
«Estranhamente, a inovação não é dos melhores classificados», especialmente no que se refere à «sofisticação dos negócios», sendo que a «eficiência do mercado de trabalho também não foi muito boa», acrescentou.
Os Estados Unidos continuam na liderança do índice global de competitividade, onde o Brasil foi o país que registou o maior crescimento, ao subir oito lugares. Já Timor-Leste e Moçambique estão na cauda da tabela, que é finalizada pelo Chade."